sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Armazém Santa Fé


Sabe aquele local em que você vai depender da boa vontade e presteza do garçon... pos é este aqui. Comece procurando a praça do garoto poconeano, de fisionomia meio abugrada. O cara é gente finíssima e não vai te colocar em roubada. Ele vai te indicar o prato que o cozinheiro tem feito melhor, assim como a cerveja mais gelada. Após ler todo o texto você vai entender o motivo da Garçon-Dependencia.

...
Localizado em Avenida de grande movimento, estrutura ampla, espaço para vários ambientes, o melhor espaço infantil da cidade. Aberto para almoços e jantares. Feijoadas aos sábados. Localizado próximo aos bairros nobres da Capital. O Armazém Santa Fé teria tudo para ser um grande sucesso, ou melhor, quase uma unanimidade. Mas peca em diversos pontos.
Começa pela dificuldade de estacionamento. A Avenida Perimetral - Miguel Sutil não permite estacionamento em frente ao Bar-Restaurante. Obriga o cliente a estacionar precariamente nos Escritórios da região ou do outro lado de Avenida que possui grande fluxo de veículos, todos em velocidade elevada.

Choppinho 200ml Crystal - opção mais gelada do que o Chopp de 300ml
A escolha do fornecedor de bebidas também não é ideal. Faz parte dos bares que estão sob a "bandeira" da cervejaria Crystal. O cliente que optar por Chopp vai ter que se contentar com o Chopp Crystal, que na minha opinião é um pouco aguado. Se optar pela Ampola de 600ml terá um pouco mais de opções, dentre as quais eu indico a ótima Itaipava. Todavia se esta não for a sua predileta, poderá escolher  também as cervejas Ambev (Bohemia, Brahma, Skol, Antarctica). A cerveja e o chopp não estão entre os mais gelados da cidade. A sensação é de que falta esmero e cuidado ao gelar as cervejas, copos e tulipas.

Filé Acebolado - Nadando no óleo, ainda acrescentaram Tomate Cereja
deixando o prato ácido
O preço dos pratos, porções e pizzas encontra-se na média do mercado. O tamanho das porções e prato é muito bom, encontrando-se na classe dos "Bem Servidos". Todavia a apresentação e elaboração dos mesmos fica aquém. As toalhas, mesas e cadeiras também não são compatíveis com os preços praticados. As mesas e cadeiras são de plástico e os utensílios e toalhas são extremamente simples. Dentro do ambiente as cadeiras e mesas tem melhor apresentação, mas é muito quente.
Apesar de oferecer os pratos tradicionais dos restaurantes, como Filé Hollywood, Porção de Filé Acebolado ou Pizzas variadas, seu tempero e preparo não tem personalidade. Os pratos não são ruins, mas possuem o condão de deixar o cliente em dúvida se realmente comeu um Filé ou se a pizza está com a massa assada.

Filé Hollywood - Preço e Tamanho bons - Gosto nem tanto.
A estrutura também comporta mais uma observação em relação ao som ambiente. A sensação é de que o músico está em local improvisado. A distribuição de som é extremamente deficiente, as caixas de som estão dispostas apenas em um local, obrigando o artista a aumentar o volume para que o som atinja as mesas mais distantes. Tal medida prejudica o conforto de todos, uma vez que o som sai completamente distorcido. As mesas que encontram-se próximas ao músico são insuportáveis, com um som tão elevado que obstam qualquer possibilidade de conversa. As mesas que encontram-se proximas à calçada são acometidas pelo barulho da Avenida e quase não escutam o "som ambiente". As mesas que ficam próximas ao espaço infantil possuem uma poluição auditiva inigualável... escutam o barulho das crianças, escutam o barulho da Avenida e misturado a tudo isso o som ambiente extremamente distorcido.
Mesmo com um amplo espaço aberto, um espaço interno invejável, bons banheiros (simples, mas asseados), o Armazém não promove conforto aos seus clientes.
O ponto positivo e inigualável do estabelecimento fica por conta do espaço infantil denominado Armazém Kids. As crianças possuem uma ampla e equipada estrutura, com monitoras muito atenciosas, video-games, brinquedos, pula-pula, pista de obstáculos e área de atividades (desenho e pintura). Quem tem filhos fica refém de uma cozinha que deixa a desejar e de bebidas que não estão geladas o suficiente. 
....
  • Localização: Razoável. O ponto é excelente para um Drive-Tru ou Posto de Gazolina, mas para um Bar, o grande fluxo e velocidade dos veículos atrapalha um pouco. Todavia o local possui facilidade de Acesso e Visualização
  • Facilidade de Estacionamento: Péssima, o cliente terá que contar com a boa vontade dos proprietários de Escritórios na região ou estacionar do outro lado da Avenida, o que se torna extremamente perigoso à medida em que o grau etílico do cliente sobe. Obriga o cliente a usar o serviço de manobristas pagos ($$).
  • Ambiente: Restaurante durante o dia. Bar Familiar durante a noite. Muito propenso ao Happy Hour por estar em um local com grande número de escritórios. Não é difícil que encontrem-se no local reuniões de funcionários confraternização de empresas. O principal atrativo é o espaço infantil, com estrutura absolutamente inigualável.
  • Cozinha: Simples, básica, preços medianos ($$$). Não tem personalidade alguma. Os pratos não tem boa apresentação. Todavia servem até 3 pessoas. Melhor ficar nos petiscos. Leva um "2" pelo esforço.
  • Bebidas: ($$$) As bebidas estão restritas à cervejas e poucos drinks, mal preparados por sinal. Mesmo a caipirinha deixa a desejar. O chopp é Crystal e não é gelado. Escolha uma das opções de Ampola 600ml, que normalmente não estão tão geladas, mas pode ser que no dia o garçon indique uma que esteja trincando.
 ...

Perguntas do Boêmio.

Local para o Primeiro Encontro? Sim, escolha uma mesa longe do músico e da área infantil.
Dá para ir com a namorada? Sim.
Dá para ir com a amante? Muito frequentado, só se você ficar lá dentro, e ainda torcer para que ninguém te veja quando for ao banheiro.
Dá para ir com a galera? Sim, desde que não sejam baladeiros de carteirinha.
Dá para ir com a família? Sim, comida simples. Peça os pratos tradicionais em que a possibilidade de erro seja menor, tais como como grelhados, porções e tábua de frios.
E os Anjinhos? Estrutura inigualável. A melhor da cidade! Ambiente bem monitorado, mesas que permitem visualização dos pimpolhos. Estrutura completa, dispondo de pista de obstáculos, pula-pula, brinquedos, video-games e área de atividades.
E o pessoal da faculdade/escritório? Sim. Se a galera estiver animada, não haverá problema.
O chefe? apenas no happy hour, depois o ambiente fica muito familiar.
E os Turistas? Cardápios não contam com tradução.
Lobo Solitário? Só no Happy Hour.
E a comida?  Tempero simples assim como a apresentação. Os pratos não tem personalidade. O excesso de cozimento das carnes traduz uma frase da minha avó "tem gente que consegue endurecer Filé". As pizzas por sua vez possuem um bom recheio todavia apresentam um gosto de fermento elevado. Vá de porções, as mais tradicionais e simples, tais como Filé a Palito e Frango a Passarinho.
Som Ambiente? Ao vivo. Repertório de Barzinho. Mal distribuído. Escolha bem a mesa pois em algumas situações é muito alto e em outras insuficiente.
Pratos de Pedreiro? Sim. Os pratos alimentam dois trogloditas ou 3 pessoas normais, ou seja, serve para um casal e filho (e sobra).
E a Birita? O Chopp é Crystal... morno.  Vá de Ampola de Cerveja 600ml, pergunte ao garçon a opção mais gelada, pode ser que você dê sorte.
Festa sem fim? Não. Com foco no Happy Hour e público formado por famílias e crianças... a festa acaba antes das 2.