segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Regionalíssimo



Dentro da concepção de oferecer Comida, Ambiente e Decoração tipicamente Cuiabanos, O Regionalíssimo cumpre com louvor o seu papel. Usa os peixes como seu atrativo principal. Está localizado dentro do Museu do Rio, no Porto. Traz em seu cardápio obrigatório Maria Isabel (Farofa de Banana e Carne com Arroz), Mujica de Pintado (Peixe ensopado com Mandioca),  Paçoca de Pilão, Furrundú e Rapadura. A decoração é tipicamente cuiabana com paredes coloridas em Verde e Branco (cor da bandeira da Capital) e uma canoa de madeira que se destaca logo na entrada.

Fuja do Lugar Comum e experimente os diversos pratos da Cozinha Cuiabana!


O ponto a ser destacado em relação ao Regionalíssimo é o fato de sair do lugar comum. Oferece um Buffet  no sistema de Sirva-se À Vontade por valor fixo. Não oferece apenas os pratos principais da cozinha cuiabana (descritos anteriormente). Pratos tipicamente Cuiabanos e que não são normalmente oferecidos nos diversos restaurantes e peixarias de Cuiabá são o seu principal atrativo. Escabeche (peixe empanado frito com molho de tomate), Vatapá Cuiabano de Pacú, Macarrão com molho de Galinha, Pintado Empanado Frito, Ventrecha de Pacú Frita (Costela), Arroz com Pequi, Pacú Assado com Farofa de Couve e Peixe Seco com Arroz.


O Vatapá é "Bravo", quem não gosta de pimenta deve adicionar Angú de Arroz.
ESPETACULAR!!!
O excelente tempero, preparo e o esmero são assinaturas de Jean Biancardini. A tradição de preparo de pratos regionais vem de Casa. É filho de Elza Fortunato, outrora cozinheira de festas das Tradicionais Famílias Cuiabanas. 

O projeto de restaurante regional é projeto do Governo do Estado de Mato Grosso. Idealizado por cuiabanos tradicionais que buscavam a revitalização da cultura cuiabana na década de 80. Sua história se confunde com a busca de identidade de Cuiabá, numa época em que migrantes chegavam aos milhares, vindos das diversas regiões do país.



Cuiabá tem em seu berço de nascimento, o rio. Na realidade trata-se de um cordão umbilical nunca rompido. Através das águas da Bacia do Prata chegaram os Bandeirantes, primeiros colonizadores. Seus peixes sempre abasteceram as mesas das famílias Cuiabanas, sejam elas Ribeirinhas ou Tradicionais. Nada mais natural que a cozinha Cuiabana tivesse profundas influências pantaneiras.

Até a divisão do Estado em 1979, Cuiabá exerceu a função de polo do Pantanal,  liderando as demais cidades que circundam o Pantanal Matogrossense, como Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço, Miranda, Aquidauana e Corumbá (estas 3 últimas cidades localizadas no Mato Grosso do Sul), Cuiabá teve sua culinária baseada nas atividades econômicas da região ou seja, o Cultivo de Frutas Nativas, a Pecuária e a Pesca.

O Restaurante Regionalíssimo esteve localizado por décadas em um anexo ao Museu "Casa do Artesão". Jean Biancardini assumiu a gerência na segunda metade da década de 90, sucedendo o saudoso Professor da Universidade Federal/MT João Batista Jaudy, defensor da Cultura Cuiabana, participante do Muxirum Cuiabano e Expoente dos Esportes Matogrossenses.

Há pouco mais de 5 anos, o Restaurante Regionalíssimo mudou-se para o Museu do Rio, localizado no Bairro do Porto. Enfrentou o preconceito vinculado ao seu novo endereço e faz parte do movimento de revitalização dos Entornos da Avenida Beira-Rio/Porto.



Doces Regionais dispostos em uma canoa.
Furrundú (doce de Mamão Macho com Rapadura de Cana).

...
  • Endereço: Museu do Rio - Avenida Beira Rio - Porto - Cuiabá - MT.
  • Localização:  Fácil identificação, distante dos principais polos de gastronomia da Capital.
  • Facilidade de Estacionamento: Facil e gratuito, todavia sem segurança, com diversos guardadores de carro no entorno.
  • Ambiente: Familiar.
  • Cozinha: ($$$$) Peixaria e Pratos Reginais.
  • Bebidas: ($$) Sucos e Refrigerantes e Cervejas.
 ...

Perguntas do Boêmio.
Local para o Primeiro Encontro? Se sua pretendente for tipicamente cuiabana e gostar de bocaiúva (chiclete cuiabano), vai ser o local ideal.
Dá para ir com a namorada? Sim, cozinha espetacular.
Dá para ir com a amante? Não, local frequentado pelas tradicionais famílias cuiabanas.
Dá para ir com a galera? Ideal para almoço de amigos. Fica devendo uma cerveja estupidamente gelaaada.
Dá para ir com a família? Sim, local amplo.
E os Anjinhos? Sim, não possui parquinho mas a área é ampla.
E o pessoal da faculdade/escritório? Ideal para apresentar a cozinha regional para aquela colega de faculdade.
O chefe? Sim, ambiente calmo e agradável.
E os Turistas? Sim, os pratos possuem descrição em inglês.
Lobo Solitário? definitivamente, não!
E a comida? Cozinha de primeira linha. Pratos Espetaculares!!!
Som Ambiente? Não.
Pratos de Pedreiro? Já que pagou, sirva-se à vontade.
E a Birita? Podia estar mais gelada.
Festa sem fim? Não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário