sábado, 10 de julho de 2010

Chopp Time

Se começamos este blog ao analizar o antológico Choppão (acredito que um dos, se não O, mais antigo bar da Cuiabania), hoje vamos partir para a novidade.
E o novel buteco responde pelo nome de Chopp Time, e está Localizado na Praça Santos Dumont.
...

Praça Santos Dumont

A Praça Santos Dumont é um capítulo à parte. Também chamada de Praça da Gabriela, Praça do Getúlio, Praça da Igreja Mãe dos Homens, outrora comandada por Frei Quirino Franz, conhecida nos idos de 1970 como Bosque, hoje está quase toda concretada.
O local foi escolhido por décadas para sediar os desfiles comemorativos de 7 de setembro, como também foi o local de chegada de inúmeros eventos esportivos, como as corridas antitabagistas "Largue o Cigarro Correndo" e os eventos organizados pelo Batalhão Laguna, o 44° Batalhão de Infantaria Motorizado.
No fim da década de 80, com a explosão do Skateboard, o Coreto e o complexo de "Piscinas Ornamentais" que lá existiam eram uma tentação para os Skatistas, culminando pela instalação de um "Half Pipe" em frente à Loja da Gabriela.
Muitas pessoas tinham medo de cruzar a Praça devido ao local parecer com um bosque, o que foi deixando de acontecer conforme nos aproximávamos da década de 90. As várias árvores seringueiras que lá existiam foram caindo ou sendo derrubadas por raios. Até que em meados dos anos 90 houve uma reforma com a demolição do coreto e aterração dos lagos ornamentais.
Sobre a praça havia a instalação de uma Pastelaria com Caldo de Cana e um Trailer de Sanduíches, no melhor estilo "Rangu´s". A banca ainda pertence ao mesmo proprietário e recebeu o nome de "14 Bis". Em frente das casas de Edgar/Alaidinha, e Paulo/Arlete (onde hoje é o Getulio Grill) havia o Carrinho de Cachorro Quente do Marcelo, o Bull Dog.
Assim como o Zé Dog, o Bull Dog fez um sucesso imenso entre os cuiabanos da região chamada de Goiabeiras e que engloba o Centro Norte, Popular, Bosque, Quilombo, Duque de Caxias e o próprio Goiabeiras. Fez tanto sucesso que o proprietário expandiu o empreendimento para o local onde foi construido o Chopp Time.
...
Fachada do Chopp Time
Voltando à Boemia, o Chopp Time é um bar bem estruturado e localizado. Tem uma visão ímpar da Praça e conta com Estacionamento. Ponto para as mesas e cadeiras de madeira.
Cuidado com a pegadinha, ao estacionar a primeira "facada" já é desferida. R$ 10,00 para estacionacionar o possante e poder desfrutar do ambiente. Não possui música ao vivo e o "som mecânico" reproduz shows transmitidos em televisores de LCD. A seleção de músicas não é ruim, mas também não chega a empolgar.
Em relação aos custos, as porções e bebidas seguem os padrões de preço $$$ das casas do Gênero, mas vem em tamanho reduzido. Por contar apenas com Chopp, a balada pode sair mais cara $$$$. No mais o atendimento é bom, o chopp é gelado (não estupidamente) e o colarinho conta com uma Cremosidade ímpar, digna de estacionar o Palito. Devo apontar ainda o extremo cuidado que a casa tem com o cliente, ao escolher um modelo de Tulipa e "saiote" que evita o banho dágua ao bebericar o chopp (quem já bebeu chopp no Getulio Grill sabe do que estou falando).
A casa conta com 2 ambientes e a praça externa tem cobertura retrátil. Conta com local para crianças, que considero um tanto acanhado.
Comecei com um happy hour e me estendi até me aproximar da hora mais negra do dia. À medida que o movimento do bar foi aumentando, o Chopp foi melhorando. Ou seja, o chopp estará bom com "Casa Cheia". Ponto para a Choppeira, com cerpentina e Gelo, diferente das eletrônicas que produzem um chopp gelado desde que a "praça" esteja vazia.
Assuntei com o Garçon e descobri se tratar de uma Franquia, que promete Chopp no estilo "ribeirão-pretano". Não sabia nem que esse termo existia, mas se estiver se referindo ao Chopp servido no Pinguin... deixou a desejar.
A casa está no começo e devemos aguardar que o piloto da Choppeira se acostume ao novo equipamento.

...
  • Endereço: Praça Santos Dumont 59, Centro-Norte, Cuiabá - MT - Brasil. 
  • Localização: Excelente. Área Central de fácil acesso. 
  • Facilidade de Estacionamento: Média. O estacionamento é pequeno e CARO. Por enquanto encontram-se vagas nos arredores. No happy hour o frequentador irá disputar o espaço com a Igreja e durante a noite com os Frequentadores do Getúlio Grill. O Lugar tem tudo para virar uma nova "Praça Popular". E como diz o ditado, "No fim do Arco Íris tem uma Vaga na Praça Popular!". 
  • Ambiente: Barzinho "do Momento", ambiente levemente requintado, no estilo Curitibano/Paulistano. Ainda não tem público definido. Tem gente de todo tipo, desde senhoras que tomam um choppinho depois da Missa, até jovens estudantes. Espero que o espirito despojado dos cuiabanos quebre logo o ar sisudo do ambiente. 
  • Cozinha: Tem de tudo, valores razoáveis com porções diminutas ($$$). O perfil da sua cozinha está mais para porções e aperitivos do que para jantares. 
  • Bebidas: ($$$) A casa serve de tudo, mas o foco é o Chopp. A proposta é interessante, apontar para a tradição boêmia e conhecida de Ribeirão Preto, mas o Chopp não estava tão gelado. Todavia a cremosidade do colarinho não deixa a desejar para os melhores chopps do país, como os servidos no Bar Brahma (Centro - São Paulo -SP), Clipper (Leblon - Rio de Janeiro - RJ) ou Pinguin (Ribeirão Preto - SP). 
...

Perguntas do Boêmio.

Local para o Primeiro Encontro? Sim, a localização e estrutura impressionam positivamente.
Dá para ir com a namorada? à qualquer hora.
Dá para ir com a amante? Se o cara for descendente de Kamikazes pode tentar.
Dá para ir com a galera? Sim, acho que quanto mais gente melhor para quebrar o "gelo" da casa.
Dá para ir com a família? ambiente agradável
E os Anjinhos? o espaço infantil é muito acanhado.
E o pessoal da faculdade/escritório? Sim, desde que haja uma certa intimidade. Se a intenção for quebrar o gelo da galera considere outro local.
O chefe? Sim.
E os Turistas? Não vi cardápios em outra lingua.
Lobo Solitário? Sim, nos fins de semana.
E a comida? Focada nos Petiscos e Porções, mas tem de tudo, com ótima apresentação. A dica fica por conta da porção de Filé ao Molho Funghi.
Som Ambiente? Mecânico, shows reproduzidos em televisores de LCD.
Pratos de Pedreiro? não.
E a Birita? Chopp bem tirado, merecia estar mais gelado. O cardápio é completo.
Festa sem fim? Não posso dizer que sim, pois estive lá em dia de branco durante um happy hour, mas há relatos de que o lugar está tentando conquistar a clientela e tem ficado até o último guerreiro.